Ana favaretto

Ana Favaretto é natural de Ribeirão Preto. Desde 1985 dedica-se às artes visuais, primeiramente como ourives, quando foi aluna de Nycolas Amynthas, renomado ourives Grego radicado no Brasil. Em 1986 ingressou no curso de Educação Artística da UNAERP onde descobriu a gravura em metal como expressão mudando-se para Ouro Preto onde aprofundou seus conhecimentos com os gravadores Geraldo Lara e Annamélia  Lopes na Escola de Arte Rodrigo Mello Franco da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP.

Participou de diversos Salões de Arte Contemporânea, fez exposições individuais e coletivas em importantes espaços em Ribeirão Preto e região.

Em 1989 fundou com Márcio Coelho a Banda É Tudo Cena Dela, se afastou por um breve período, e, desde 1993 dedicam-se a criar e produzir CDs e espetáculos voltados ao público infantil, dentre eles A letra mágica, Vida colorida, A cara do Brasil, Curuminzada, Melancia e Coco Mole, Entrei na Roda e Eu não gosto de cebola.

Formada em Pedagogia com habilitação em licenciatura para séries iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar.

Coordenou o Centro Cultural do Programa Ribeirão Criança de 2001 a 2003.

Atuou como Arte-educadora no Programa Braços Abertos da Fundação de Educação para o Trabalho (Fundet-RP).

Trabalha desde 1992 na elaboração e gestão de projetos sociais e culturais.

É sócia proprietária da É Tudo Cena Dela Produções de áudio.

Participou dos Encontros da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, em Belo Horizonte (Brasil), em Montevidéu (Uruguai), em Valparaíso (Chile), na Cidade do México (México) e juntamente com Márcio Coelho realizou o 10º Encontro em Ribeirão Preto (Brasil).

Atualmente é autora de livros didáticos de artes para o ensino fundamental pelas editoras Saraiva e FTD e ministra oficinas artes para professores de educação infantil e ensino fundamental em diversas Secretarias da Educação do Brasil.